CABOS DE SALVAMENTO
.
.
.
Cabo ou corda é a união de fibras trançadas ou torcidas entre si, formando um conjunto uniforme e resistente à tração.
Os cabos utilizados hoje nas operações de salvamento quase que padrão, são os cabos de fibras sintéticas, pela alta resistência a tração, fácil maneabilidade, leveza e elasticidade adequada.
.
Um cabo de salvamento padrão, denominado cabo da vida, possui 6 metros de comprimento, 12 mm de espessura com resistência a 3.000 quilos.
Observação: o comprimento do cabo pode ser aumentado em função de quem irá utilizá-lo.
.
É importante lembrar das dicas de segurança já vistas em capitulo anterior, que trata dos cuidados com a corda.
.
.
.
.
A palavra Nó vem do latim “NODUS” que significa unir junto. A arte do nó é tão antiga quanto a própria humanidade, que existe inclusive uma lenda do famoso nó GORDIANO, a lenda diz que Górdio havia sido conduzido ao reinado pelo oráculo de Apolo e, em sinal de oferta suspendeu seu arado no templo de Júpiter, atando um nó, tão artificioso que se dizia que quem conseguisse desatá-lo reinaria por toda a Ásia. O nó era tão desconcertante que ninguém conseguia desfazê-lo e Alexandre o Grande indignado por sua falta de êxito, cortou-o com sua espada.
.
Nó é um entrelaçamento das pontas de um, ou mais cabos ou cordas através de ação criteriosa, formando uma massa uniforme, sendo utilizada para fins específicos.
.
Não devemos apenas saber fazer o nó, mas também qual a sua finalidade, assim dividiu-se os nós de acordo com sua finalidade de emprego, porem nesta apostila, iremos abordar apenas os nós mais comuns.